Receita Federal define quais contribuintes terão acompanhamento econômico-tributário diferenciado em 2016

04/02/2016

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

André Felipe Cabral de Andrade –

Por meio das Portarias n. 1754/2015 e n. 1755/2015, a Receita Federal alterou os critérios para inclusão de contribuintes pessoa física ou jurídica no rol dos contribuintes sujeitos ao acompanhamento econômico-tributário diferenciado.
 
Em apertada síntese, o objetivo do acompanhamento econômico-tributário diferenciado, regulamentado pela Portaria n. 641/2015, é possibilitar à fiscalização acompanhamento de forma mais próxima aos contribuintes que tenham movimentações financeiras e tributárias significativas na visão do fisco, com a finalidade de conhecer melhor o comportamento econômico-tributário destes contribuintes, efetuar análises sobre variações relevantes de resultados, além de poder realizar indicação de condutas autocorretivas.
 
Na prática, a Receita Federal terá atenção maior com os contribuintes sujeitos ao acompanhamento diferenciado, permitindo que seus fiscais atuem de forma mais ativa perante estes contribuintes efetuando, por exemplo, a solicitação de detalhes sobre a ocorrência de fatos geradores de tributos por meio de contato eletrônico ou telefonemas, sem que, num primeiro momento, isso seja caracterizado como uma autuação formal.
 
Existe também o acompanhamento especial, cuja finalidade é dar prioridade máxima ao acompanhamento diferenciado dos maiores contribuintes do Brasil.
 
Para 2016, ficam sujeitos à sistemática de acompanhamento diferenciado os contribuintes que no ano calendário de 2014 se enquadraram em qualquer uma das seguintes situações:

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.