De dentro de casa. É possível reverter decisão pela via dos embargos de declaração.

01/11/2017

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

Em processo conduzido pelo advogado Fabricio Salema Faustino, do Teixeira Fortes, conseguiu-se um feito incomum: a reversão de decisão via embargos de declaração, tipo de recurso que, em regra, tem por objetivo suprir omissão, obscuridade ou contradição verificada numa decisão judicial.
 
O Desembargador Federal relator do caso, Souza Ribeiro, havia dado provimento ao recurso de apelação da União para condenar a empresa ao pagamento dos honorários advocatícios, fundamentando que as hipóteses de exclusão previstas no artigo 6°, §1° da Lei n. 11.941/2009 não lhe seriam aplicáveis. Porém, em embargos de declaração foi demonstrado que tal entendimento violava o artigo 38, parágrafo único, inc. II da Lei n. 13.043/2014 e, com isso, o magistrado reformou seu entendimento sob os seguintes termos:
 
“(…) No caso em exame, revendo os autos, considero que assiste razão à embargante, no que tange à sua alegação. O dispositivo da decisão embargada merece correção, para que a apelação seja desprovida (…) Assim, em razão do disposto expressamente no art. 38, § único, II da Lei 13.046/2014, não são devidos os honorários advocatícios in casu (…) ACOLHO os embargos de declaração, para sanar a omissão apontada e atribuir-lhes efeitos infringentes, negando provimento ao recurso de apelação da União Federal, conforme fundamentação supra.”
 
Confira a íntegra da decisão aqui.

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.