Reforma Trabalhista. Quadro comparativo e breves comentários a respeito de todas as alterações.

08/11/2017

Por Eduardo Galvão Rosado

por Eduardo Galvão Rosado
 
 
A Reforma Trabalhista entrará em vigor no próximo dia 11/11/2017 e acarretará diversas mudanças, seja no que concerne ao direito material do trabalho, seja no âmbito processual trabalhista.
 
As alterações foram tão significativas e impactantes que atingiu não só a Lei nº 5.452/1943 (CLT) como, também, a legislação complementar, tais como as Leis nº 6.019/1974 (que dispõe sobre o trabalho temporário), nº 8.036/1990 (que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e nº 8.212/1991 (que dispõe sobre a organização da Seguridade Social).
 
Muitos dispositivos foram alterados e outros simplesmente revogados na sua integralidade contrariando, inclusive, Súmulas e demais precedentes anteriormente editados pelos Tribunais Trabalhistas.
 
De toda forma, não obstante alguns órgãos serem totalmente refratários às modificações que foram inseridas pela Lei nº 13.467/2017, acredita-se que as mesmas serão devidamente aplicadas.
 
Para os antigos contratos a tendência é que os mesmos não sejam atingidos, haja vista vigorar no direito brasileiro o princípio do direito adquirido, insculpido no artigo 5º, inciso XXXVI, da CF, in verbis: “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”.
 
Entretanto, no campo processual, entende-se que as alterações afetarão todas as ações judiciais imediatamente, considerando o disposto no artigo 1.046 do CPC (aplicado de forma subsidiária ao processo do trabalho) e o princípio tempus regit actum (o tempo rege o ato).
 
Deste modo, sem a pretensão de esgotar o tema, elaboramos material com a comparação entre a antiga e a nova legislação, bem como com a interpretação de todos os dispositivos alterados pela Reforma Trabalhista.  Para ter acesso, clique aqui.

eduardo@fortes.adv.br

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.