Fisco bloqueará bens de devedor sem autorização judicial

29/06/2018

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

A partir de outubro de 2018 a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (“PGFN”) poderá bloquear os bens dos contribuintes devedores de tributo sem a necessidade de ordem judicial para isso. É uma inovação trazida pela Lei n. 13.606/2018 que tem causado bastante polêmica. Entenda a relevância.

Em linhas gerais, o Governo possui duas vias para cobrar dívidas do contribuinte, a administrativa e a judicial. A primeira se inicia com a notificação do contribuinte, indicando a existência de um débito tributário em aberto que precisa ser quitado. O contribuinte pode discordar dessa cobrança e, assim, apresentar uma defesa explicando que nada deve. Finalizada essa discussão e mantida cobrança, o débito é encaminhado para a PGFN que irá inscrevê-lo em dívida ativa e dar início à sua cobrança judicial.

É só a partir desse momento que a PGFN poderá conseguir o bloqueio do patrimônio do contribuinte mediante requerimento feito ao juiz responsável por presidir o processo. Em última análise, quem decidirá se deve ocorrer o bloqueio é o juiz que, como manda a nossa Constituição Federal, fará um julgamento imparcial e justo.

Ocorre que a partir de outubro de 2018 a PGFN poderá, antes do ajuizamento do processo judicial, diligenciar junto aos órgãos de registro de bens e direitos[1] e bloquear o patrimônio que encontrar até o limite da dívida tributária em aberto. Sim, a situação é grave como exposta e justifica todo o inconformismo dos contribuintes.

Observe que numa só tacada a PGFN antecipou o momento em que poderia perseguir o patrimônio do contribuinte e avocou para si a decisão final sobre tal necessidade, retirando tal prerrogativa do juiz, que faria uma apreciação justa e neutra. Quem perde com isso é só o contribuinte que, pela regra atual, só terá seus bens bloqueados por decisão judicial, proferida dentro de um processo que deve ser necessariamente ajuizado pela PGFN.

É evidente que tal medida fomenta a insegurança jurídica e viola frontalmente as garantias constitucionais asseguradas aos contribuintes, como o devido processo legal e o direito de propriedade, não sendo por outro motivo que existem, atualmente, ao menos cinco ações em curso no Supremo Tribunal Federal questionando a constitucionalidade dessa nova regra[2].

Os contribuintes devem acompanhar o desenrolar dessa questão, afinal, é possível que se chegue a outubro de 2018 sem uma decisão do Supremo sobre o assunto e, nessa hipótese, a nova regra passaria a valer sem qualquer empecilho.

Considerando que existem contribuintes que estão sendo submetidos nesse momento a processo administrativo para cobrança de tributo, a situação se mostra ainda mais delicada, sendo recomendável, até mesmo, o ajuizamento de medida judicial para resguardar o seu patrimônio dos abusos que a PGFN certamente cometerá.

Fabrício Salema Faustino


[1] Um cartório de registro de imóveis, por exemplo.

[2] ADIN 5881, 5886, 5890, 5925, 5931, entre outras, que, na data de elaboração desse artigo, ainda não tinham sido decididas pelo Supremo.

 

 

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.