Projeto da “Lei do Distrato” é aprovado na Câmara

04/07/2018

Por Mayara Mendes de Carvalho

O Projeto de Lei nº 1220/2015, também conhecido como “Lei do Distrato”, foi aprovado no dia 06 de junho de 2018, no plenário da Câmara dos Deputados. Tal projeto disciplina a resolução do contrato por inadimplemento do adquirente de unidade imobiliária em incorporação imobiliária e em parcelamento de solo urbano, alterando as Leis nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964 (“Lei do Condomínio”) e nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979 (“Lei do Parcelamento do Solo Urbano”).

Atualmente, não existe no setor imobiliário brasileiro uma lei específica que regulamente o distrato. Sem regularização, quem compra e vende imóveis tem menos segurança na hora de realizar o negócio. Por isso, o Projeto de Lei disciplina os valores que podem ser retidos pelo incorporador, bem como os valores que o consumidor deverá receber, quando este desistir da compra de um imóvel antes de quitá-lo.

Entre os principais pontos do texto de Lei aprovado está a definição de um percentual para a multa cobrada no caso de desistência do negócio pelo consumidor, que  poderá ser de até 50% (cinquenta por cento) da quantia paga até o momento de rompimento do negócio, nos imóveis construídos no chamado regime de afetação, ou de até 25% (vinte e cinco por cento) nos demais projetos.

Atualmente, sem lei específica e com base somente no Código de Defesa do Consumidor e em decisões da Justiça, a multa paga pelos consumidores varia, normalmente, de 10% (dez por cento) a 15% (quinze por cento) dos valores pagos.

Além disso, o Projeto de Lei prevê, entre outros pontos importantes, a impossibilidade de resolução do contrato por parte do adquirente e a não aplicação de penalidade ao incorporador em caso de atraso de até 180 (cento e oitenta) dias na entrega de imóveis adquiridos na planta, desde que expressamente pactuado entre as partes.

Caso o atraso seja superior a 180 (cento e oitenta) dias, o adquirente que desistir do negócio receberá integralmente as quantias pagas ao incorporador mais o valor da multa estipulada em contrato. Se o adquirente optar em manter o imóvel, caberá ao incorporador o pagamento de multa de 1% (um por cento) do valor efetivamente pago, por mês de atraso.

O Projeto de Lei nº 1220/2015 que visa, portanto, conferir mais segurança jurídica às relações de compra e venda de imóveis, ainda terá que passar pelo Senado, onde poderá ser modificado, antes de seguir para sanção presidencial.

Mayara Mendes de Carvalho

 

 

 

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.