STJ definirá termo inicial dos juros nas ações de resolução contratual

25/02/2019

Por Rosana da Silva Antunes Ignacio

Por Rosana da Silva Antunes Ignacio

A discussão sobre o termo inicial para incidência dos juros de mora em ações de resolução contratual por iniciativa do comprador é recorrente nos tribunais.
 
Em síntese, há nos tribunais duas correntes distintas que versam sobre o assunto. A primeira afirma que a incidência dos juros deveria ocorrer a partir da data da citação, enquanto a segunda adota o entendimento de que o termo inicial dos juros deveria ser a data do trânsito em julgado da decisão que determinou a devolução dos valores pagos pelo comprador. Ambas as correntes utilizam como fundamento a inexistência de mora da vendedora para que a incidência dos juros ocorra, apesar de se referirem a momentos distintos do processo. 
 
Em razão da relevância, bem como dos inúmeros recursos a respeito do tema, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça – STJ recentemente afetou o Recurso Especial nº 1.740.911-DF ao rito dos recursos repetitivos para que seja definido o termo inicial dos juros de mora incidentes sobre os valores a serem restituídos pelo vendedor de imóvel, em caso de extinção do contrato por iniciativa do comprador.
 
Tal decisão não suspendeu todos os processos em curso no país que envolvem o tema, mas tão somente os recursos especiais que estão pendentes de julgamento pelo STJ.
 
De todo modo, quando julgado, o resultado deste recurso especial representativo de controvérsia deverá ser utilizado como parâmetro para o julgamento dos inúmeros processos que tratam da mesma matéria, nos termos do artigo 927, inciso III do Código de Processo Civil, que determina aos juízes e tribunais a observação e aplicação dos precedentes definidos pelo STJ.

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.