Alteração na Lei das S.A. simplifica a publicação de atos societários

29/04/2019

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

Por Letícia Flaminio Oliveira 

Publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (25/04/2019), a Lei nº 13.818/2019 modifica dispositivos da Lei das Sociedade Anônimas (Lei nº 6.404/76) relativos às obrigações de publicação dos atos societários e demonstrações financeiras.

A partir de 1º de janeiro de 2022, as Companhias estarão dispensadas das publicações no Diário Oficial, e poderão publicar seus atos societários e demonstrações financeiras de forma resumida nos jornais impressos de grande circulação. A versão integral dos documentos deverá ser publicada no endereço eletrônico do mesmo jornal, com certificação digital de autenticidade conferida por autoridade credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICPBrasil).

A outra alteração, já em vigência, modificou os parâmetros do artigo 294 da Lei das S.A. para dispensar a publicação de editais de convocação, demonstrações financeiras e documentos correlatos. Agora, a isenção destas obrigações se estende às Companhias fechadas, com menos de 20 acionistas e patrimônio líquido de até R$ 10 milhões.

O limite anterior, estabelecido em 2001, era de R$ 1 milhão, o qual, ao longo dos anos, tornou-se defasado, favorecendo pouquíssimas Companhias.

Em linha com a proposta de melhorar o ambiente de negócios do país, a nova norma representa redução de custos e de burocracia para as Companhias, e retira um fardo das Companhias menores que, principalmente por questões financeiras, na prática, deixavam de cumprir com estas obrigações legais.

O texto integral da Lei nº 13.818/2019 está disponível aqui.

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.