MPV 881: mudanças positivas à desconsideração da personalidade jurídica

06/05/2019

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

Na pauta das notícias jurídicas, a Medida Provisória 881/19 que instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, visando a mínima intervenção do Estado e maior autonomia aos particulares, foi recebida com otimismo pela área de recuperação de crédito, pois trouxe mudanças positivas ao instituto da desconsideração da personalidade jurídica.

A começar da redação do caput do artigo 50 do Código Civil[1], que prevê que serão atingidos os bens particulares dos administradores e sócios ‘beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso’.

Foram incluídos cinco parágrafos ao artigo 50, dos quais destacamos os dois primeiros, dispondo expressamente as situações que configuram o abuso da personalidade jurídica por desvio de finalidade e/ou confusão patrimonial, até então extraídas das orientações dos julgados dos Tribunais de Justiça e do Superior Tribunal de Justiça:

“Art. 50. (…)

§ 1º Para fins do disposto neste artigo, desvio de finalidade é a utilização dolosa da pessoa jurídica com o propósito de lesar credores e para a prática de atos ilícitos de qualquer natureza.

§ 2º Entende-se por confusão patrimonial a ausência de separação de fato entre os patrimônios, caracterizada por:
I – cumprimento repetitivo pela sociedade de obrigações do sócio ou do administrador ou vice-versa;
II – transferência de ativos ou de passivos sem efetivas contraprestações, exceto o de valor proporcionalmente insignificante; e
III – outros atos de descumprimento da autonomia patrimonial.”

Sobre o inciso II do parágrafo segundo, vemos a possibilidade da sua interpretação permitir a responsabilização de terceiros que agirem em conluio com a pessoa jurídica e os seus sócios/administradores na ‘transferência de ativos ou de passivos sem efetivas contraprestações’.

De acordo com a exposição de motivos da MPV 881/19, as alterações do artigo 50 do Código Civil foram elaboradas a partir da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e dos pareceres da Receita Federal, de modo que a sua previsão em lei, espera-se, permitirá a apreciação dos pedidos de desconsideração da personalidade jurídica de forma mais objetiva, já que os requisitos para utilização do instituto foram regulamentados pelos parágrafos 1º e 2° da norma.

A MPV 881/19 está no Congresso Nacional e aguarda promulgação (conversão em lei), o que deve ocorrer no prazo de 60 (sessenta dias), prorrogável por igual período.

 


[1] “Art. 50.  Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, desconsiderá-la para que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares de administradores ou de sócios da pessoa jurídica beneficiados direta ou indiretamente pelo abuso.

 

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.