A Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e o seu significado na prática

27/09/2019

Por Teixeira Fortes Advogados Associados

Por Antônio Carlos Magro Júnior

A Lei nº 13.874/2019, com entrada em vigor na data de 20/09/2019, instituiu a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, com o objetivo de estabelecer normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e, consequentemente, dispor a respeito da atuação do Estado enquanto agente normativo e regulador.

Trocando em miúdos, a válida iniciativa do Governo Federal é a de desburocratizar a atividade empresarial, que, como todos sabem, representa um peso enorme nas costas de quem cogita empreender neste País.
 
Neste sentido, pretende-se diminuir a interferência do Estado, tradicionalmente paternalista, na forma objetivamente apresentada pela nova lei.
 
A título exemplificativo, será facultado ao particular desenvolver uma atividade econômica de baixo risco, em imóvel seu, sem a necessidade de obtenção de uma licença ou alvará de funcionamento, o que encurta, em muito, o regular início da atividade empresarial.
 
Em linhas gerais, a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica se escora em princípios específicos para permitir ao interessado o livre exercício da atividade econômica. Tais princípios, dos quais é importante se ter conhecimento, são os seguintes: (i) a liberdade como uma garantia no exercício de atividades econômicas; (ii) a boa-fé do particular perante o poder público; (iii) a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas; e (iv) o reconhecimento da vulnerabilidade do particular perante o Estado.
 
Assim, ao analisarmos os princípios acima colocados, notamos a boa vontade em se simplificar a vida do empresário, e dentre alguns pontos relevantes, destacamos os seguintes direitos, em meio a outros, decorrentes da referida lei, tidos como inovadores e essenciais para o desenvolvimento e crescimento econômicos do País:
 
– tratamento isonômico de órgãos e entidades da administração pública quanto ao exercício de atos de liberação de atividade econômica, os quais estarão vinculados aos mesmos critérios de interpretação adotados em decisões administrativas análogas anteriores;
 
– a garantia de que o contratado, em negócios jurídicos empresariais, prevalecerá sobre regras de direito empresarial, exceto as de ordem pública;
 
– a garantia de que, nas solicitações de atos públicos de liberação de atividade econômica, o interessado receba imediatamente, após a instrução do processo, um prazo expresso para a análise do seu pedido; caso silente a administração pública, entender-se-á pela aprovação tácita da solicitação, ressalvadas algumas hipóteses vedadas por lei.
 
Na prática, vários direitos previstos na lei dependerão da edição de atos do Poder Executivo, para que tenham limite e alcance bem definidos, mas ainda assim, a lei, tal como está posta, há de ser comemorada.
 
Com o passar do tempo, espera-se que o Estado se posicione de sorte a permitir ao particular, efetivamente, poder se valer da Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, o que seguramente ocorrerá, caso edite menos leis e imponha menos regulações ao empresário.
 
Possivelmente isto levará um tempo, já que os operadores da Administração Pública necessariamente terão que se habituar a uma nova forma de atuação (ou falta de) do Estado. Mas ao se reconhecer que as coisas não estavam nos seus devidos lugares, já notamos um grande passo.

Compartilhe

Vistos, etc.

Newsletter do
Teixeira Fortes Advogados

Vistos, etc.

O boletim Vistos, etc. publica os artigos práticos escritos pelos advogados do Teixeira Fortes em suas áreas de atuação. Se desejar recebê-lo, por favor cadastre-se aqui.